O PROFESSOR E O POETA IV

 

TRÊS PRESENTES DE DRUMMOND

 

Nelson Marzullo Tangerini

 

              Pouco depois de meu aniversário, telefonei a Drummond para tratar de um assunto do qual não me lembro mais e ele pediu que eu fosse até sua residência para apanhar  três livros que ele me oferecia como presentes de aniversário.

                        Creio que falei-lhe em carta sobre minha data natalícia.

                        Segui, então, rumo a seu apartamento à Rua Conselheiro Lafaiete [ pedaço de Minas Gerais em Copacabana?].

                        Chegando lá, dirigi-me a João, porteiro e fiel escudeiro do poeta. Pensava que os livros estariam com ele, na portaria, a minha espera.

                        Para minha surpresa, João não foi rígido:

                        - O poeta mandou você subir.

                        Estremeci. Também sou tímido e, na verdade, nunca tive coragem de me aproximar de Drummond.

                        Só uma vez estive diante dele: no lançamento de seu livro A paixão medida, quando ele autografava, na Livraria José Olympio Editora, ao lado de sua filha Maria Julieta Drummond de Andrade, que autografava, também, o seu livro Bouquet de alcachofras e de Dom Marcos Barbosa, que autografava...

                        Pois bem... Toquei a campainha. Dona Dolores me atendeu. Indentifiquei-me:

                        “ – Sou Nelson Tangerini. O Drummond me disse que ele está me oferecendo três livros. Vim buscá-los”.

                        “- Um momento”, disse-me ela. E voltou com um pacote na mão.

                        Pedi que sua esposa agradecesse ao marido pela lembrança e mandei-lhe, por ela, o meu sincero abraço.

                        Dentro do elevador, afoito, fui abrindo o pacote. Eram três livros autografados:

 

1)    70 HISTORINHAS

                        [ “A Nelson Tangerini, com a simpatia e o abraço de / Carlos Drummon de Andrade.” ] , onde há interessantes crônicas como “Serás Ministro”, “Banco Barroco”, “Guignard na parede”, uma discussão entre marchand e comprador sobre se um quadro do pintor fluminense seria ou não verdadeiro e  O outro Emíio Moura”, sobre seu companheiro modernista de Belo Horizonte, entre outras.

 

                        2) AS IMPUREZAS DO BRANCO

                        [“Para Nelson Tangerini, lembrança amiga de / Carlos Drummond de Andrade. / Rio, 9.V.1981.” ], de onde destacamos o poema “A PALAVRA MINAS

 

                                  Minas é uma palavra montanhosa.

 

                                                                        MADU

 

                           Minas não é palavra montanhosa.

                           É palavra abissal. Minas é dentro

                           e fundo.

 

                           As montanhas escondem o que é Minas.

                           No alto mais celeste, subterrânea,

                           é galeria vertical varando o ferro

                           para chegar ninguém sabe onde.

 

                           Ninguém sabe Minas.  A pedra

                           o buriti

                           a carranca

                           o nevoeiro

                           o raio

                           selam a verdade primeira, sepultada

                           em eras geológicas de sonho.

 

                           Só mineiros sabem. E não dizem

                           nem a si mesmos o irrevelável segredo

                           chamado Minas.”

 

3)    A PAIXÃO MEDIDA

                        [ “Deixo aqui um abraço cordial para Nelson Tangerini. / Carlos Drummond de Andrade. / Rio, numa bela manhã de maio (dia 9), de 1981” ], de onde destacamos o poema

 

 

 

                        “PATRIMÔNIO

 

                         Duas riquezas: Minas

                         e o vocabulário.

 

                          Ir de uma a outra, recolhendo

                          o fubá, o ferro, o substantivo, o som.

 

                          Numa, descansar de outra.      Palavras

                          assumem código mineral.

                          Minérios musicalizam-se em vogais.

                          Pastor sentir-se: reses encantadas.”

 

                          e uma cartinha, contendo votos de poesia e felicidade, que será comentada na crônica futura “Cidadão do Mundo”.

 

                          O poeta, ainda que vivesse no Rio de Janeiro, jamais saiu de Minas. Seu apartamento era mesmo um enclave mineiro em Copacabana. Da cidade que já não era mais maravilhosa, escreveu Drummond o poema Prece de mineiro no Rio (livro Sentimento do mundo)   para o “mundo mundo vasto mundo”, ainda que Minas - a Minas do pastor Gonzaga e a sua Minas modernista -  não existisse mais: “Espírito de Minas, me visita, / e sobre a confusão desta cidade, / onde voz e buzina se confundem, / lança teu claro raio ordenador. / (...)”.

 

                          Digo-lhes, pois, que saí daquele bloco de apartamentos, em Copacabana, respirando os ares puros das montanhas de Minas.

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